Terça-feira, 29 de Setembro de 2009
A COAGRET o BE e Silvano

Na entrevista de Fernando Bebiano a Ràdio Terra Quente, Bebiano afirmou que  a COAGRET esta em dificuldades financeiras porque a Câmara lhe deve 10 mil euros por pareceres.

Mas pareceres de quem? sobre o que ? e para que?

Não se entende o que essa gente veio corrido de Torre De Moncorvo e foi acolhido aqui onde lhe deram casa, mesa e roupa lavada...

 

Se algum dos leitores soube de algo mais... digam...



publicado por mocasantohilario às 11:57
link do post | comentar | favorito

5 comentários:
De Anónimo a 29 de Setembro de 2009 às 23:42
Pedro Couteiro... ahahahahaha!!!!
Já por aqui anda outra vez??? ahahahahaha


De Pedro Felgar Couteiro a 6 de Outubro de 2009 às 11:03
A QUESTÃO DO TUA (É VOSSA?)
Aos deputados eleitos à AR e às candidaturas autárquicas do Vale e Linha do Tua,

A região de Trás-os-Montes e Alto Douro foi recentemente apontada num estudo como a região mais pobre da Europa. É, no entanto, uma das que possui maior riqueza endógena e contributiva para o bem-estar nacional. No entanto, e apesar de ser a região com a maior fatia de produção de energia eléctrica, e deste facto não gerar qualquer espécie de retorno positivo, é intenção do Governo e da EDP avançarem compulsivamente com a construção de uma barragem na foz do rio Tua.

Esta barragem, como atesta o seu Estudo de Impacte Ambiental, será ruinosa a nível regional, e pauta-se por um contributo irrelevante de produção de energia eléctrica a nível nacional, quando apenas 30% da energia consumida em Portugal é electricidade...

A barragem do Tua atropela alguns dos principais programas de ordenamento do território nacional: basta ler o PNPOT, o PROTN e o PENT, para ver que faz tábua rasa de todas as directrizes estratégicas destes documentos para a região trasmontana.

A construção da barragem do Tua, qualquer que fosse a cota escolhida (e, para já, foi a 170 metros), corta-se a ligação que existe entre a Linha do Tua e a Linha do Douro. Caso isto aconteça, deixa de existir qualquer tipo de tráfego de passageiros ou turístico e de mercadorias, o que levará ao encerramento definitivo da Linha do Tua, na sua totalidade. Cortando o acesso à rede ferroviária nacional e consequentemente, à nova rede espanhola, a região de Trás-os-Montes ficará ainda mais isolada.

No decurso da Consulta Pública do Estudo de Impacto Ambiental, foram afrontosamente sonegados os pareceres de entidades que dificultariam a emissão de um parecer favorável à construção da barragem. Exemplos desses pareceres foram os do Movimento Cívico da Linha do Tua (http://www.linhadotua.net/3w/index.php?Itemid=37&id=398&option=com_contenttask=view), e da Coordenadora de Afectados pelas Grandes Barragens e Transvases (http://coagret.wordpress.com/pareceres/ estudo-de-impacto-ambiental-dp-aproveitamento-hidroelectrico-de-foz-tua/).

A reabertura da Linha do Douro, apoiada pela Junta de Castela e Leão e por uma coligação de 28 autarquias portuguesas do Douro, aliada à passagem da linha de alta velocidade de Madrid a Vigo a 30km de Bragança, faz da Linha do Tua um potencial eixo estruturante entre o Noroeste de Espanha e o Douro
(ver ex: http://www.maquinistas.org/pdfs_ruirodrigues/tuaoufundbetaof.pdf).

É nesta altura inegável que a barragem não serve a região, nem servirá o país, e que todos os poucos argumentos utilizados na sua defesa são totalmente refutáveis. A Linha do Tua pelo contrário tem um potencial estruturante que tem sido asfixiado ao longo de décadas, mas que não está perdido, e por muito menos que o preço de uns kms de auto-estrada poderá ser modernizada, nos mesmos moldes em que são geridas em Espanha linhas de via estreita com iguais características.

Ambas as infra-estruturas são incompatíveis, [...] dada a importância estratégica que esta decisão terá para as próximas gerações, a região precisa ver esclarecidas as seguintes questões:

1- Partindo da reportagem "Fim de Linha", de João Faiões (que pode ser revista em http://www.youtube.com/watch?v=CbnR9EKqUBI/), apresentada na SIC em 29/07/2009, [...] qual é a posição da vossa candidatura sobre a Linha do Tua?
2- A Linha do Tua tem sido referida como candidatável a património da humanidade (ver
http://www.mdb.pt/noticia/1779/), tendo sido classificadas 5 linhas idênticas na última década na Áustria, Índia e Itália/Suíça). Qual a posição da vossa candidatura sobre este projecto durante a próxima legislatura? E sobre a hipótese de desclassificação do Douro Vinhateiro [...]?
3 - Comparando o contributo da putativa barragem do Tua para a produção de energia eléctrica nacional no máximo de 0,3% [...] potencial de mobilidade e atracção turística de um eixo Douro-Sanábria, qual é a vossa escolha: Linha do Tua e desenvolvimento, ou barragem e estagnação e retrocesso?
4- Finalmente sobre o valor económico do Rio Tua, sabendo que é o rio com a melhor classificação para canoagem de águas bravas (ver http://escateq.wordpress.com/), bem como sobre os valores éticos na salvaguarda do rio Tua [...]


Comentar post

.links
.mais comentados
.últ. comentários
Na sequência da denúncia que foi apresentada, cons...
Como é do conhecimento geral, um clube poderá sol...
Inclusão irregular de atletas estrangeiras - Époc...
Goste-se ou não de Camilo de Mendonça, ele trouxe ...
Olha! ao senhor mocas agora deu-lhe para fofoquice...
Olá Sr. Moca, ao fim de tanto tempo, aonde tem and...
. . . E mais engraçado: Sabem que devido ás tropel...
Torre de D. Chama…Porque a minha terra é mais impo...
Foi com muito desagrado que tive conhecimento do q...
Olá a todos!!!!Aqui o blog do sr. moca anda muito ...
.posts recentes

. Mota Andrade o deputado c...

. Balanco das autarquicas.....

. OS OPINANTES

. ACIM

. Torre D. Chama

. O BE em Mirandela

. Junta de Freguesia

. Mota Sapo Andrade

. O dia D

. ...

.arquivos

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

.pesquisar
 
.tags

. todas as tags

blogs SAPO
.subscrever feeds